terça-feira, 19 de abril de 2011

Como evitar a inchação

Muitas mulheres e alguns homens sentem-se inchados e acima do peso, mesmo sem exagerar no prato ou faltar à malhação. O motivo desse mal-estar é a retenção de líquidos. Podemos melhorar estes sintomas com pequenos cuidados que devemos ter durante o dia:
1. Beba pelo menos 2 litos de água por dia
A água é o melhor diurético que existe, você vai urinar mais e com isso, combate a retenção de líquidos e facilita a perda de peso. 

2. Tire o saleiro da mesa
Evite durante as refeições colocar sal por cima dos alimentos, o sal tem grandes teores de sódio, que retem água e faz com que aumente sua inchação.Para as mulheres no período pré menstrual a TPM piora muito quando abusamos de alimentos muito salgados.
3. Mexa-se durante o dia
Se você passa muito tempo sentada, levante-se a cada hora e dê uma volta – vale abastecer a garrafinha de água durante o passeio. Na cadeira, suba e desça os calcanhares mantendo a ponta dos pés no chão e gire os tornozelos. 

4. Tente  investir na ginástica
Os exercícios físicos também são ótimos aliados na luta contra o inchaço, estimulando a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas. 

5. Que tal uma autodrenagem?
Faça esta massagem durante o banho usando um óleo trifásico, confira o passo a passo: 1. Sentada, deslize algumas vezes as mãos umedecidas em oleo do tornozelo até o joelho. 2. Em pé, repita várias vezes o mesmo movimento do joelho até a virilha, dando atenção especial à parte interna da coxa. 3. Com um braço estendido à frente, escorregue a mão oposta aberta desde o cotovelo até a axila, passando por toda a circunferência do braço. 4. Deslize as mãos (uma sobre a outra) fazendo círculos pequenos em sentido horário em torno do umbigo. Faça a massagem após o banho.

8. Alimentos que desincham
Uma alimentação equilibrada é ideal para manter a saúde e a forma em dia. No entanto, existem alguns alimentos específicos que podem ajudar você a afinar e desinchar, acabando com a retenção de líquidos, são eles:

Arroz integral

Contém fitoquímicos (orizanol e fitoesteróis) que tem o poder reduzir a absorção da gordura pelo organismo. Também é rico em fibras, que fazem a faxina do intestino.

Farelo de aveia

Tem betaglucanas, substâncias que estimulam o organismo a absorver menos a gordura vinda dos alimentos. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, contribuindo para limpar o intestino, além de prolongar a sensação de saciedade.

Alface

Carrega substâncias (clorofila + flavonoides) que, combinadas, contribuem para diminuir o excesso de líquido, o que faz desinchar.

Couve

Entre vários nutrientes importantes, tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.

Cenoura

A combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Ainda carrega dois minerais, silício e potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.

Abacaxi

A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína (carne, peixe, frango). E suas fibras aumentam a saciedade.

Melancia

Carregada de fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco.

Kiwi

Rico em clorofila (e por isso que, mesmo madura, a fruta tem cor verde), limpa o organismo. Os minerais que ele carrega (cálcio, magnésio, potássio) diminuem o inchaço e as fibras estimulam o intestino.

Mel

Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. E, como diminui o desejo de doce, no dia da dieta ajuda você a esquecer o chocolate que sobrou dentro da geladeira.

Cavalinha e hibisco

Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.

Camomila e melissa

Contêm substâncias (o flavonoide apigenina, na camomila, e óleos essenciais, na melissa) com efeito relaxante, proporcionando uma boa noite de sono.

Um comentário:

  1. adorei seu blog. e já sou seguidora. também compartilhei no facebook. tb tenho um www.mhbraun.blogspot.com
    saudade. bjs
    maria helena braun

    ResponderExcluir