terça-feira, 4 de outubro de 2011

A DECISÃO DA ANVISA

A ANVISA acabou de proibir a comercialização do FEMPROPOREX, da ANFEPRAMONA e do MAZINDOL, mas liberou por mais incrível que possa nos parecer o uso da SIBUTRAMINA,medicação esta que entre outras coisas, aumenta de um modo absurdo a pressão arterial, provoca isquemia cerebral, não reduz o apetite e esta proibido nos EUA e na EUROPA.
Esses são os remédios mais utilizados para a perda de peso:

 

Substâncias
Mecanismo
de ação
Dose
(mg/dia)
Efeitos
adversos
Catecolaminérgicos
Femproporex
(Desobesi M)    
reduz ingesta
20-40
boca seca, insônia, taquicardia e ansiedade
Anfepramona
(Dualid Hipofagin)
reduz ingesta
40-75
Idem ao femproporex
Mazindol
(Dasten )
reduz ingesta
1-3
Idem ao femproporex
Serotoninérgicos 
Fluoxetina
(Eufor, Daforin, Prozac, Fluxene)
reduz compulsão
melhora dos sintomas depressivos     
20-60
Cefaléia, insônia ou sonolência, redução da libido
 Sertralina
(Zoloft)
reduz compulsão
reduz melhora dos sintomas depressivos     
50-150
Idem a fluoxetina
Serotoninérgicos e noradrenérgicos
 Sibutramina
(Reductil, Plenty)          
aumenta saciedade e atividade termogênica   
10-20
Boca seca, constipação intestinal e eventualmente aumento da pressão arterial e taquicardia. 

Inibidores da lipase
 Orlistat
(Xenical)
reduz absorção da gordura       
240-360
Flatulência , incontinência,urgência fecal,  diarréia. Má absorção de vitaminas? lipossolúveis ?

   

Os remédios mais usados atualmente em tratamento para emagrecer podem agir de 3 diferentes maneiras: inibindo o apetite (anorexígenos), estimulando a saciedade ou bloqueando a absorção intestinal de gorduras.
O primeiro grupo são os que inibem o apetite, chamados anorexígenos, são substâncias já usadas por várias décadas, antigamente conhecidos como “anfetaminas”. O inconveniente deste grupo é o risco de dependência, apesar de ser relativamente rara quando utilizados adequadamente.
O segundo grupo, dos sacietógenos, reúne os medicamentos que têm como principal mecanismo de ação o estímulo da sensação de saciedade. Com os estimulantes da saciedade, a pessoa sente fome, mas, com uma menor quantidade de alimentos já fica satisfeita, parando de comer mais cedo. O principal medicamento deste grupo é a sibutramina. Outros possíveis sacietógenos são medicamentos utilizados como anti-depressivos, como a fluoxetina e a sertralina. Estes podem ser úteis em algumas situações, como na obesidade associada à depressão ou à compulsão alimentar. 
O terceiro grupo é o dos inibidores da absorção de gordura, representados apenas pelo Orlistat. Sua ação consiste na inibição da absorção intestinal de cerca de 30% da gordura ingerida. Isto pode representar uma ajuda significativa se a pessoa conseguir controlar sua alimentação. Se comer demais, entretanto, a tendência é que não perca peso, porque os 30% de gorduras que deixam de ser absorvidos podem não representar uma deficiência calórica suficiente para levar ao emagrecimento.
Só ficam como opções a Sibutramina e o Orlistat ( este ultimo excelente mas muito caro para ser usado na maioria da população.
A obesidade hoje é considerada uma doença que esta atingindo ate o momento cerca de 70% da população brasileira, e como tratá-los se a ANVISA determinou que a medicação mais acessível, mais barata vai ser retirada do mercado...
 O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA e SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA repudiaram esta decisão e vão apelar junto ao MP.










Nenhum comentário:

Postar um comentário