terça-feira, 17 de maio de 2011

Dieta Dukan:-2 kg em 5 dias - a dieta de Kate Middleton

Sucesso na Europa, a Dieta Dukan ela promete¨ emagrecer rápido e acabar com o efeito ioiô¨. Foi a dieta usada pela princesa da Inglaterra antes do casamento.

 A dieta é dividida em 4  fases:
Na primeira fase da dieta, que pode durar de um a cinco dias (você escolhe), dá para enxugar até 2 quilos comendo carne magra, frango e peixe à vontade, além de porções moderadas de ovo e queijo e iogurte 0% gordura e leite desnatado. E água, muita água, no mínimo 3 litros por dia
Na segunda fase da dieta você recebe sinal verde para verduras e legumes (menos batata), e continua emagrecendo - mais lentamente, é claro. Mas dá para ficar nessa etapa até atingir seu objetivo na balança.
 Na terceira fase da dieta é liberada as fruta e porções controladas de pães e massas integrais. Os carboidratos refinados (pães, massas e biscoitos feitos com farinha branca, pobre em fibras) ficam de fora.
 Na quarta fase da dieta e última etapa, o cardápio volta a ter de tudo, a partir daqui nada mais é proibido - você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína É o segredo para não voltar a engordar. Outra recomendação é adotar o consumo diário de três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia. São alimentos que garantem uma boa dose de fibras solúveis - indispensáveis para saciar e manter o intestino saudável, o que também é estratégico para que você deixe de brigar com a balança de uma vez por todas.

Este  programa de emagrecimento de Dukan é uma releitura da famosa Dieta de Atkins, criada nos anos 1960. A versão americana foi recriminada por médicos e nutricionistas por permitir o consumo indiscriminado de bacon e carnes gordas - um verdadeiro atentado ao coração. A proposta de Dukan é mais saudável, pois sugere o consumo de proteínas vindas das carnes magras (sem gordura embutida), frango e peixes. Ele também teve o cuidado de indicar apenas as gorduras boas - consideradas amigas do peito. E, mesmo assim, só no fim da dieta, na fase da estabilização do peso. Antes disso, o uso de óleo é liberado em doses mínimas, apenas o suficiente para você grelhar ou refogar um alimento.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Compulsão por Chocolate e Doces ("Craving")

Uma das alterações de comportamento alimentar que mais atrapalham o processo de emagrecimento é a "necessidade" relatada pelos pacientes por chocolate ou doces.

Tecnicamente essa "vontade" é conhecida por CRAVING, em analogia à busca ansiosa por uma substancia em particular.

É caracterizado por um ataque súbito, irresistível para comer com urgência um alimento em particular, fora das refeições, habitualmente chocolate, doces, sorvete ou outros alimentos ricos em carboidratos e gorduras. A pessoa sente grande ansiedade e vontade irrefreável de ingerir aquele alimento. Ao faze-lo obtém alivio momentâneo e, se estiver em processo de emagrecimento, esse breve alivio é seguido de culpa, que reforça a ansiedade, que leva a comer de novo, em círculos viciosos.

O CRAVING deve ser visto do ponto de vista físico e psicológico. Grande parte das calorias do chocolate provem de carboidratos, que interfere na produção de serotonina, neuro transmissor que modula o sistema nervoso. Outra porção provem da gordura, que elevaria os níveis de endorfina, substancia que produz prazer e alivia a tensão. Alem da presença de cafeína e da teobromina (componente do cacau) o chocolate contem feniletilamina, que eleva a produção de endorfina.

Só que essa reação bioquímica é imediata e se processa com pequenas quantidades de chocolate. Se a pessoa está em processo de emagrecimento, provém a culpa, a ansiedade como conseqüência de ter comido, a sensação de descontrole , o medo de "ter estragado tudo" e esse novo desconforto leva a um ato compulsivo.

A maioria das pessoas associa o chocolate, os doces, sorvetes a momentos felizes de suas vidas e, em situações de desconforto interno, ansiedade, stress ou depressão pode voltar-se automaticamente para esse lenitivo. O alimento, desde a mais tenra idade, constitui o primeiro ansiolítico e antidepressivo . Quando o bebe chora, esperneia por fome, raiva, dor ou o que quer que seja, é tratado com leite materno ou mamadeira, mais acalanto e calor do corpo da mãe. Essa associação cria um "atalho" cerebral a nível emocional muito precoce e poderosa (não esqueçamos que no período de amamentação o cérebro emocional está formado, mas o racional ainda não) e que poderá ser indevidamente disparada , movida , talvez, por fragmentos de estímulos, longinquamente semelhantes à situação original, e dos quais não temos acesso racional. Estímulos internos sub liminares de desconforto levam a esses alimentos que aliviam provisoriamente esse mal estar e "solidificam" essa antiga associação.

Alguns "chocolatras" que necessitam emagrecer entram em depressão quando o chocolate é suprimido e abandonam a dieta, razão pela quais muitas nutricionistas incluem pequenas porções na reeducação alimentar.

Mas , quando o chocolate representa algo mais que isso, quando atua como lenitivo para emoções das quais a pessoa não tem consciência , deve ser trabalhada psicologicamente.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pommeprote - moderador natural do apetite, extraído da batata

Com acompanhamento médico adequado e doses personalizadas, os fitoterápicos são importantes auxiliares no processo de emagrecimento. O extrato de proteína de batata, o Pommeprote, tem sido a opção natural mais utilizada e adequada para enxugar os quilinhos extra (normalmente os mais difíceis de eliminar).

O Pommeprote atua no nível metabólico, diminuindo a fome de forma natural e não quimicamente como as anfetaminas. Estudos clínicos realizados comprovam os efeitos na redução de apetite e no aumento da saciedade, fatores que colaboram no controle da quantidade de alimentos ingeridos.
Pommeprote ajuda a controlar o apetite e os famosos ataques de gula que complicam qualquer dieta ou plano alimentar. De forma natural, atua no organismo enviando mensagens ao estômago e cérebro de que já comemos o suficiente - 'desliga' o interruptor da fome. Administra a sensação de fome de forma natural e segura, não afeta nem compromete o sistema nervoso central.
Testes e estudos em humanos constatou que a ingestão de Pommeprote antes das refeições reduziu a ingestão alimentar em até 27% em pessoas não obesas, e 21% em pessoas obesas.
Outro estudo realizado durante 20 semanas (5 meses), apontou que os participantes perderam em média 2,5 Kg por semana, e significativas reduções de 6,5% de cintura e quadril em um período de 12 semanas (3 meses).
Não se tem relatos clínicos e farmacológicos de efeitos adversos associados à utilização do extrato de batata. Não há nenhuma contra-indicação.
A Forma farmacêutica especialmente utilizada para o Pommeprote é sob a forma de GOMA, as gomas (jujubas) possuem sabores variados, são usadas 30 minutos antes das refeições e  devem ser mastigadas lentamente, também podem ser usadas nas horas em que sentimos muita fome.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sopa como prato unico

Agora que a temperatura esta mais amena uma sopa como prato único no jantar cai bem.Ai vão as receitas de algumas sopas com as calorias correspondentes
*por uma porção entenda-se 1 prato fundo (do tamanho do prato fundo do Restaurante SPOLETO) 
Sopa Cremosa de Abóbora e Gengibre
Ingredientes
1 cebola picada (120g)
1 pitada de cravo-da-índia em pó 
1 colher (sopa) rasa de gengibre 
fresco ralado (10g) 
1 colher (chá) de azeite (2,5g)
2 talos de salsão picados (80g) 
600g de abóbora em cubos 
1 litro de caldo de legumes 
½ xícara (chá) bem rasa de creme de leite light (90g)
Modo de fazer
Refogue a cebola, o cravo-da-índia e o gengibre no azeite. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar até que a abóbora amoleça e o líquido reduza um pouco. Espere amornar e bata no liqüidificador. Volte à panela com o creme de leite para aquecer.
Calorias: 108 por porção

Sopa rápida de lentilha e escarola
Ingredientes 
1 litro de água
1 envelope de caldo de legumes (10g)
1 cenoura picada (100g)
1 tomate picado (90g)
2 xícaras (chá) de lentilhas cozidas (360g)
2 dentes de alho amassados (6g)
1 colher (chá) de azeite (2,5g)
1 pé de escarola picada (300g)
Modo de fazer:
Coloque em uma panela a água, o caldo de legumes, a cenoura e o tomate. Deixe ferver por 15 minutos e adicione a lentilha. Deixe ferver mais 15 minutos e retire. Espere amornar e bata no liquidificador. Refogue o alho no azeite e adicione a escarola picada. Mexa e despeje a sopa batida no liquidificador. Mexa, deixe ferver e sirva.
Calorias: 135 a porção 

Sopa cremosa de agrião e palmito 
Ingredientes 
1 1/2 litro de caldo de galinha 
2 xícaras (chá) de folhas de agrião 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
1 copo (requeijão) de leite desnatado 
1 vidro de palmito 
1 colher (sopa) de salsa picada 
Modo de Fazer 
Bata no liquidificador o caldo de galinha com o agrião e reserve. Em uma panela, dissolva a farinha no leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Acrescente o caldo e misture até começar a ferver. Adicione o palmito fatiado e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Salpique a salsa, adicione sal a gosto e sirva. 
Calorias: 150 a porção 

Sopa de cebola Light 
Ingredientes 
5 cebolas cortadas em rodelas 
1 colher(sopa) de azeite 
2 litros de caldo de galinha 
4 rodelas finas de pão italiano 
4 colheres (sopa) de queijo cottage 
Modo de Fazer 
Refogue a cebola no azeite e junte o caldo de galinha. Deixe cozinhar em fogo baixo até encorpar o caldo. Coloque em 4 cumbucas refratárias. Por cima, distribua as rodelas de pão cobertas com o queijo cottage. Leve ao forno quente por cerca de 15 minutos para gratinar. Sirva em seguida. 
Calorias: 210 por porção. 

Sopa de Tomate 
Ingredientes 
1 colher (sobremesa) de azeite 
1/2 cebola picada 
1 dente de alho picado 
3 tomates picados (sem pele e semente) 
1 copo (200 ml) de água fervente 
Sal a gosto 
1 colher (sobremesa) de purê de tomate 
l pitada de açucar 
1/2 copo de iogurte natural desnatado 
Modo de Fazer 
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os outros ingredientes (exceto o iogurte) e ferva por 20 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e bata no liqüidiflcador. Acrescente o iogurte e sirva. 
Calorias: 140 cada porção. 


Sopa de abobrinha com arroz 
Ingredientes 
1 dente de alho picado 
1 colher (sopa) de óleo 
4 abobrinhas com casca picadas 
3 tomates picados sem pele e sem sementes 
1 litro de caldo de galinha 
1 xícara (chá) de arroz 
2 colheres (sopa) de salsa picada 
Modo de Fazer 
Doure o alho no óleo, acrescente as abobrinhas e refogue-as até ficarem macias. Acrescente os tomates e deixe-os aquecer. Adicione o caldo de frango e deixe ferver. Por último, coloque o arroz e deixe até cozinhar. Desligue o fogo e polvilhe a salsa. Sirva em seguida. 
Calorias : 260 por porção 

Sopa de Milho 
Ingredientes 
1/2 lata de milho verde 
3 xícaras (chá) de leite desnatado 
1 colher (sopa) de azeite 
1 cebola ralada 
1 dente de alho amassado 
1/2 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado 
100g de macarrão de sopas 
2 xícaras (chá) de água 
2 colheres (sopa) de salsa 
Modo de Fazer 
Bata o milho no liqüidiflcador com metade do leite. Coe e misture o resto do leite. Doure a cebola e o alho no azeite. Junte o frango, o milho e cozinhe 10 minutos. Junte o macarrão e a água. Mexa até ferver. Cozinhe 10 minutos. 
Calorias: 225 por Porção 

Sopa de Ervilha com Chuchu 
Ingredientes 
1 chuchu 
1 colher(chá) de óleo 
1 cebola picada 
1 lata de ervilha em conservas 
1 litro de caldo de frangos 
1 colher (sopa) de salsa picada 
Modo de Fazer 
Corte o chuchu em cubos médios e cozinhe em água com um pouco de sal. Escorra e reserve. Refoque a cebola. Apague o fogo e bata-a com um pouco do caldo de frango no liqüidificador, Escorra o liquido da ervilha e junte os grãos. Acrescente o chuchu, o restante do caldo e bata tudo. Leve ao fogo novamente para engrossar, coloque sala gosto, polvilhe a salsa e sirva. 
Calorias: 120 por porção 

Sopa cremosa de batata e brócololis 
Ingredientes 
600 g de batata 
2 litros de caldo de legumes 
1 colher (chá) de azeite 
2 dentes de alho amassados 
2 xícaras (chá) de brócolis 
1 colher (sopa) de maisena 
1 copo de leite desnatado 
1 colher (sopa) de cebolinha picada 
Modo de Fazer 
Cozinhe a batata com o caldo de legumes por 30 minutos. Bata no liqüidificador. Coloque o azeite e o alho em uma panela e refogue o brócolis picado. Dissolva a maisena no leite e coloque na panela.Coloque sal a gosto, polvilhe a cebolinha, desligue o fogo e sirva. 
Calorias: 210 por porção. 

Caldo verde com Mandioquinha 
Ingredientes 
lOOg de músculo em pedaço 
1 cebola 
4 mandioquinhas 
1 maço de cheiro-verde 
4 xícaras (chá) de água 
1 vidro de palmito 
2 dentes de alho 
1 colher (chá) de azeite 
2 xícaras (chá) de couve 
Modo de Fazer 
Refogue o músculo com a cebola, a água, a mandioquinha e cheiro—verde. Cozinhe 30 minutos em fogo baixo. Tire o cheiro-verde e o músculo e bata o resto no liqüidificador. Refogue o alho no azeite e junte a couve. Despeje o caldo na panela com o palmito e deixe ferver. 
Calorias: 195 por porção 

Sopa de legumes com capeletti 
Ingredientes 
1 talo de salsão picado 
1 xícara (chá) de abobora em cubinhos 
1 xícara de brócolis picado 
2 colheres (chá) de azeite 
1 1/2 litro de caldo de sopa de legumes 
250 g de capeletti 
Modo de Fazer 
Coloque em uma panela o salsão, a abobora e o brócolis e refogue com o azeite. Junte o caldo de legumes e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Adicione o capeletti e deixe no fogo até encorpar. 
Calorias: 220 por porção. 



Sopa de Agrião 
Ingredientes 
3/4 de maço de agrião picado 
1 colher (sopa) de cebola ralada 
4 xícaras (chá) de leite desnatado 
1 colher (sopa) maisena 
Modo de Fazer 
Em uma panela, dissolva a maisena em uma parte do leite e leve ao fogo. Acrescente o restante do leite, mexendo sempre. Adicione a cebola e deixe engrossar. Retire do fogo e acrescente o agrião picado. Prove o sal e decore com alguns ramos de agrião. Sirva. 
Calorias: 185 por porção 

Sopa de abóbora com feijão branco 
Ingredientes 
500g de abobora em cubos 
1 colher (chá) de azeite 
2 tomates maduros 
1 cebola picada 
1 litro de caldo de legumes 
1 raminho de hortelã fresca 
1 xícara (chá) de feijão branco cozido 
1 colher (sopa) de salsa picada 
Modo de Fazer 
Refogue a abóbora no azeite e junte os tomates, o alho, a cebola e deixe refogar por 5 minutos. Regue com o caldo e deixe cozinhar em fogo baixo até amaciar. Espere amornar e bata no liqüidificador. Volte à panela com o feijão e deixe encorpar. Na hora de servir, polvilhe a salsa. 
Calorias: 135 por porção 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dicas nutricionais de como manter um abdomen sarado

            Comer direito é parte fundamental de um plano para deixar seu abdômen sarado. Aqui você tem opções para todas as refeições, à base de ingredientes magros. Você vai comer seis vezes por dia, intercalando lanches entre as principais refeições e incluindo uma ceia ligeira antes de ir para a cama.  Refeições menores, feitas de três em três horas, não sobrecarregam o organismo, aceleram o metabolismo – o que contribui para a queima de gordura – e evitam que você fique morta de fome e exagere nas porções. À noite, o ideal é evitar comer macarrão, arroz e pão, já que não vai haver tempo para gastar energia antes de dormir. Assim, você não corre o risco de esse tipo de carboidrato acabar armazenado na forma de gordura.
Sinal verde para
• Pães e arroz integrais
• Grãos integrais e leguminosas
• Proteínas magras
• Legumes e verduras
• Frutas
Sinal vermelho para
• Doces
• Comidas preparadas com farinha branca
• Arroz branco e macarrão branco
• Refrigerantes
Não podem faltar
Carboidratos complexos: eles não devem faltar numa dieta com objetivo de queimar gordura e definir o abdômen, alem  de importante fonte de energia, é essencial numa alimentação saudável. Saber escolher quais carboidratos incluir na dieta define a diferença entre ficar em forma ou acumular gordura. Os carboidratos complexos, encontrados em legumes, cereais, massas e farinhas integrais, são absorvidos pelo organismo de forma lenta e gradual e proporcionam energia duradora e sensação de saciedade. Efeito contrário têm os carboidratos simples, presentes em doces e alimentos preparados com farinha branca, como bolos e macarrão, que são rapidamente metabolizados e fornecem um curto pico energético. Resultado: você logo sente fome novamente.

Proteínas magras: a principal função da proteína é a de construir tecidos, inclusive musculares. Por isso, quem treina em busca de um corpo seco e definido precisa consumir proteínas magras e de alto valor biológico,
como as encontradas em carnes vermelhas magras, peito de frango e de peru, peixes, ovos, leite e iogurte desnatados.

Fibras, vitaminas e minerais: as boas fontes desses nutrientes fundamentais são frutas, verduras e legumes, que devem estar presentes todos os dias na dieta. A combinação desses alimentos ajuda a manter o peso e previne uma série de doenças. As vitaminas e os minerais são essenciais para os processos metabólicos do organismo. As fibras dão sensação de saciedade, o que pode contribuir para controlar o apetite.

Cardápio

Café da manhã*
Opção 1
1/2 papaia batido com 1 copo de leite desnatado 2 fatias de pão integral light com 1 fatia de ricota e 1 col. (chá) de mel

Opção 2
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês integral ou 1 pão francês sem miolo com 1 ovo quente ou mexido 
1 maçã

Opção 3
1 pote de iogurte natural desnatado misturado com 2 col. (sopa) de cereal integral sem açúcar e 6 morangos

Lanche da manhã

Opção 1
1 banana em rodelas misturada com 1 col. (sopa) de aveia em flocos 

Opção 2
1 pote de iogurte natural desnatado com 1 col. (sopa) de granola diet 

Opção 3
1 porção de mix funcional: 1 castanha-do-pará picada + 1 col. (sopa) de semente de girassol sem sal + 1 damasco seco picado + 1 colher de sopa de uva-passa

Almoço

Opção 1
1 prato de salada de alface, tomate e cenoura ralada 2 col. (sopa) cheias de arroz integral 2 fatias de maminha ou lagarto assado 3 ramos de brócolis Sobremesa: 1 fatia de melancia 

Opção 2
1 prato de salada verde 2 col. (sopa) cheias de arroz 7 grãos ou integral 1 filé de frango grelhado 1 pires de abobrinha refogada Sobremesa: 1 fatia de abacaxi

Opção 3
1 prato de salada de rúcula, alface-americana e tomate 1 filé de peixe grelhado 2 col. (sopa) de purê de batatas 1 porção de espinafre refogado Sobremesa: 1 mexerica

Lanche da tarde

Opção 1
2 torradas integrais com 2 col. (sopa) de requeijão light e 2 col. (chá) de geleia de morango ou framboesa diet

Opção 2
2 fatias de pão integral light com 1 fatia de queijo branco, 2 fatias de peito de peru defumado, tomate e alface 

Opção 3
1 pote de iogurte natural desnatado misturado com 1 ameixa seca e 2 col. (sopa) de granola light

Jantar

Opção 1
1 prato de sobremesa de salada caprese (tomate e mussarela de búfala em rodelas ou queijo branco em cubos e folhas de manjericão) 1 filé de peixe grelhado 

Opção 2
1 prato de salada verde 1 omelete feita com 1 ovo inteiro, 1 clara, 3 fatias de peito de peru e tomate picado 

Opção 3
1 prato de salada de folhas, tomate, cenoura, palmito e salsão ou outros legumes à sua escolha 1 berinjela recheada com carne moída
Ceia

Opção 1
1 fatia de queijo branco com 1 col. (sobremesa) de geleia diet 

Opção 2
1 garrafinha de iogurte light 

Opção 3
2 rolinhos de mussarela light com peito de peru

* Café ou chá sem açúcar à vontade.
** Tempere a salada com suco de limão, mostarda, sal e 1 colher de chá de azeite